janaina
SUPERANDO DESAFIOS
Resumo
Este trabalho pretende apresentar a estratégia empregada Programa de Alfabetização Solidária, onde a prática pedagógica apoiou-se na proposta metodológica que valoriza os aspectos históricos e sociais dos alfabetizandos, fundamentada no pensamento de Vygotsky e Paulo Freire busca simultaneamente o letramento e o resgate social através do processo de ensino-aprendizagem. Propõe uma revisão criativa nos métodos de alfabetização favorecendo a integração entre conteúdos curriculares e experiências pessoais.
Introdução
A educação básica é atualmente um dos pilares mais importantes no processo de aprendizagem do educando, logo a elevação da qualidade do ensino empreendido nas etapas iniciais é fator imprescindível para se atingir os patamares mínimos necessários ao processo de inclusão social. Portanto se faz urgente e necessário refletir sobre a prática pedagógica empreendida nesta fase primordial da aprendizagem, ou seja, o processo de alfabetização.
Propomos uma revisão criativa nos métodos tradicionais de alfabetização, sobretudo para a
Educação de jovens e adultos1 que exige uma atenção especial dos alfabetizadores. O objetivo é explorar alternativas que favoreçam a integração do alfabetizando com os conteúdos que lhe serão transmitidos, rompendo com antigos padrões repetitivos dissociados de sua realidade.
A EJA , os PCN’s e a LDB
A Educação de Jovens e Adultos - EJA está prevista na LDB 9.424/1996 e classificada como parte integrante da Educação Básica, portanto deve ser encarada com o mesmo compromisso presente no ensino fundamental. Todavia um breve levantamento já pode evidenciar as divergências na aplicabilidade deste segmento escolar. Do ponto vista pedagógico podemos destacar a falta de profissionais habilitados para trabalhar com adultos, a falta de recursos didáticos, e, sobretudo, a falta de estratégias metodológicas direcionadas para este público específico. São