Janaina
NEFRECTOMIA
Nefrectomia é o termo médico empregado para a retirada de um dos rins. Este procedimento comumente é indicado para casos onde há tumor maligno, perda de função renal com risco à saúde do paciente e em casos de doação inter-vivos para transplante renal.
Normalmente a retirada de um dos rins é bem tolerada pelos pacientes desde que o rim remanescente seja normal. Poucas restrições são indicadas para estes pacientes, torna-se necessário um acompanhamento da função renal com exames de urina, de sangue e ultrassonografia com uma periodicidade variável com a idade e as patologias associadas. Os pacientes portadores de rim único devem cultivar hábitos saudáveis como toda a população em geral.
CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO E PÓS-OPERATÓRIO
PREPARO PRÉ-OPERATÓRIO:
1. Realizar os exames médicos solicitados pelo médico. Você deverá levá-los consigo ao consultório antes e também para o hospital, na data da cirurgia.
2. Internar-se no hospital orientado, com a solicitação de internação dada pelo médico, além de documento com foto, carteirinha do convênio, se possível com acompanhante (obrigatório para menores de idade). Deve-se chegar ao menos 90 minutos antes do horário marcado para o procedimento para a realização de burocracia de internação, tipagem sanguínea e avaliação pré-anestésica.
3. Jejum: é de extrema importância para o bom andamento da anestesia e cirurgia, devendo ser seguido com seriedade. Jejum absoluto (NEM ÁGUA) 8 horas antes do horário agendado para a cirurgia. Evitar refeições pesadas na véspera da cirurgia.
4. Medicamentos:
Não tomar quaisquer medicamentos que contenham antiagregantes plaquetário e anticoagulantes por pelo menos 10 dias antes da cirurgia, tais como: AAS/Aspirina/Ácido acetilsalicílico, Bufedil, Bufferin, Cibalena, Clexane, Coumadin, Doril, Ecotrin, Fitoterápicos, Fraxiparina, Ginkgo Biloba, Ginseng, Heparina, Iscover, Liquemine, Marevan, Marcoumar, Melhoral, Persantin, Plavix, Somalgin, Tanakan, Ticlid,