ressureiçao
O texto de Mateus, citado acima, apresenta a ressurreição do ponto de vista das primeiras testemunhas oculares desse glorioso fato. As mulheres, que receberam a Cristo como o seu Salvador e Messias, quando Ele ministrava na Galiléia, foram as primeiras testemunhas da ressurreição. Essas mulheres estavam ao pé da cruz por ocasião da crucificação. Elas viram o seu corpo ser colocado na sepultura, mas agora estão diante do túmulo vazio, no domingo pela manhã. Elas foram ao túmulo antes mesmo que o dia raiasse, dizem as Escrituras. Porém, o que se destaca no texto não é o que elas viram – o túmulo vazio – mas como elas reagiram à ressurreição. Percebem-se pelo texto algumas atitudes.
(1) Compaixão: As mulheres não sabiam que Jesus havia ressuscitado. Elas foram ao túmulo para levar as especiarias para derramarem sobre o corpo de Jesus, que ao terceiro dia já estava entrando em decomposição e cheirando mal (Mc 16. 1). Era o seu último esforço para evitar o mal cheiro do corpo em decomposição. Elas não tinham ideia de que Jesus estivesse vivo. Elas comparecem ao túmulo num gesto de compaixão e bondade. Foi um ato de simpatia por alguém que não tinha nada, mas deu a vida para resgate de muitos.
(2) Medo: Quando a pedra foi removida e o anjo apareceu naquele cenário, os guardas e as mulheres tiveram medo. Por isso, foram orientadas para que não se deixassem tomar pelo terror (28. 5).