burocracia
NOME: LMA
MATRÍCULA:
1) O modelo burocrático de weber via a autoridade como racional-legal, ou seja, é aquele tipo de autoridade que surge em função da norma abstrata e da obediência a uma organização formal e despersonalizada. Sua ideia básica é que qualquer direito pode ser criado ou modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto a sua forma, obedecendo à regra e não a pessoa com o seu direito próprio. Os funcionários são aqueles de formação profissional, cuja as condições de serviço baseiam num contrato, com o pagamento fixo, graduado de acordo com a hierarquia do cargo e não segundo o volume de trabalho com direito a ascensão conforme as regras fixas. Já a autoridade vista nas organizações hoje é aquela carismática que advém da liderança que formam no interior de cada grupo, dada a receptividade dos mesmos a suas qualidades, no qual assume o comando sem as formalidades e exerce a capacidade de controlar comportamentos dos outros membros do grupo.
2) A racionalidade compatível com o modelo burocrático é a racionalidade formal instrumental
3) A racionalidade formal instrumental é um processo que acima de tudo visa resultados, fins específicos, agindo de maneira calculada para adequações dos meios-fins (atingir objetivos), onde os fins são dados a priori e a dinâmica do raciocínio se dirige à instrumentalização dos recursos para atingir esses fins, ou seja, não age com base nos seus valores.
4) A racionalidade valorativa substancial usa a ação social com base nos valores, não so quer atingir o lucro. Primordialmente busca à elaboração de referências que servem de base para expectativas de valores, ao menos em tese, independentes das expectativas de sucesso imediato, gerando ações que se orientam para propriedades intrínsecas dos atos.
5) As disfunções da burocracia são as consequências