projeto leitura
INTRODUÇÃO
O presente projeto foi desenvolvido numa turma de alfabetização, mas pode ser adaptado para qualquer série do ensino Fundamental I.
Minha preocupação estava voltada para a participação familiar, comecei a me questionar o que poderia fazer para que meus pequeninos tivessem contato com a leitura fora da escola. Sei que embora o professor seja um referencial na vida da criança, ele sozinho provavelmente não consegue sustentar o gosto pela leitura, afinal se ele lê, mas em casa não há esta realidade, a leitura pode ser vista como obrigação só da escola, daí elaborei este projeto, propôs a oficina de apresentação para os pais levando em consideração a dificuldade que muitos poderiam apresentar (há pais analfabetos), propôs que caso não soubessem ler, poderiam pedir a um filho mais velho, ou a um vizinho, na oficina desenvolvi uma atividade com leitura de imagens e pedir que caso necessário realizassem este tipo de leitura par seus filhos, afinal todos os livros utilizados foram cuidadosamente selecionados prevendo esta dificuldade.
E quando os alunos receberam pela 1ª vez a saco linha (confeccionei com TNT) Nossa, era preciso ver o contentamento dos pequeninos! Houve alunos que no decorrer do projeto queria levar um livro todo dia. Para meu espanto houve até pais que procuraram a escola, queriam estudar para melhor ler para seus filhos. E lógico que nem tudo são flores, há sempre alguns que não correspondem com nossas expectativas, mas acreditem, valeu! Valeu tanto que pretendo dar seqüência no projeto.
O DESPERTAR DA PAIXÃO POR LIVROS: Uma busca pelo letramento.
Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? A parceria escola e família podem fazer acontecer o letramento sem perder de vista à formação de leitores apaixonados.
JUSTIFICATIVA A