a morte e ressureição de Jesus
03
ABR
JESUS ENTRA TRIUNFALMENTE EM JERUSALÉM
Naquele tempo, Jesus aproximou-se de Jerusalém e disse a dois dos seus discípulos: “Ide à aldeia que está a vossa frente e logo encontrareis uma jumenta e o seu jumentinho com ela. Desamarrai-os e me tragam. Se vos disserem alguma coisa, respondei que o Senhor precisa deles e logo os deixarão trazer”.
Os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenou. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, estenderam suas vestes sobre eles e montaram Jesus.
Muita gente estendia no caminho suas vestes; outros cortavam ramos de árvores e punham sobre a estrada. E toda a multidão aclamava Jesus, dizendo: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.
JESUS CHORA SOBRE JERUSALÉM
À vista da cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: “Ai! Se ao menos neste dia soubesses reconhecer aquele que seria a tua salvação! Dias virão em que os teus inimigos hão de te cercar por todos os lados, te destruirão completamente junto com os que se abrigam dentro de teus muros e não deixarão pedra sobre pedra porque não soubeste aproveitar o tempo da salvação”.
No dia seguinte, mostrando o templo e suas construções aos discípulos, disse-lhes: “Vedes este grandioso edifício? Em verdade vos digo: não ficará pedra sobre pedra”.
JESUS CELEBRA A ÚLTIMA PÁSCOA
Na véspera da sua paixão, à tarde, Jesus pôs-se à mesa com os discípulos para comer o cordeiro pascal. A certo momento, levantou-se, colocou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com uma toalha. Chegando a vez de Simão Pedro, este disse-lhe: “Senhor, vós irás lavar os meus pés?”.
Jesus respondeu: “O que eu faço tu não o sabes agora, mas irás saber depois”. Disse-lhe Pedro: “Não permitirei que o faças”. Jesus respondeu: “Neste caso, não terás parte comigo”. Disse-lhe Simão Pedro: “Senhor, se é assim, então não me laveis só os pés, mas também as mãos e a cabeça”.
JESUS ENTRA TRIUNFALMENTE EM JERUSALÉM
Naquele tempo, Jesus