biodversidade
O enfoque para a palavra biodiversidade foi dado no ano de 1992, quando aconteceu no Brasil a Eco-92, que reuniu chefes de estado, cientistas e pessoas da sociedade civil de todo o mundo. Nesse evento ficou firmado a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) que define biodiversidade como sendo a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte. Compreende ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
A biodiversidade pode ser classificada em três grandes níveis:
- Diversidade genética: os indivíduos de uma mesma espécie não são geneticamente iguais entre si. Cada indivíduo é único e possui uma combinação de genes que determina seu tamanho, cor e demais caraterísticas. Graças à diversidade genética, o planeta Terra possui uma grande variedade biológica.
- Diversidade orgânica: nesse nível de classificação, todas as espécies de seres vivos são classificadas de acordo com sua evolução e suas características. Seguindo esse pensamento de classificação, cientistas acreditam que possam existir de 10 a 30 milhões de espécies em nosso planeta.
- Diversidade ecológica: os indivíduos de uma mesma espécie formam populações, que formam comunidades, que formam ecossistemas, que formam um bioma. Em