todos
Orientação sobre antenas setoriais
Ferramentas de Tópicos
1. 11-03-2014, 09:31 #1 gabrielest Pessoal,
Bom dia, sou novo na área de ISP, andei informando-me bastante e gabaritando-me de manuais etc..., no que diz respeito as setoriais cheguei as seguintes conclusões técnicas a respeito:
1- Elas podem ser de dupla polarização ou mono;
2- A eficiência delas é com base no ganho e na abertura dos ângulos;
3- AS caracteristicas supracitadas aplicam-se tanto as de 2.4 como as de 5.8;
4- De nada adianta uma boa antena sem um bom rádio;
Posto isso pergunto-lhes: com base na experiencia que vcs adquiriram, numa área urbana onde a distancia máxima da torre será de 1.2km qual o melhor conjunto e qual o conjunto com a melhor relação custo/beneficio?
Publicidade
2. 12-03-2014, 01:45 #2 rubem Uns acrescimos:
1 - Dupla polarização depende de equipamento que faz Mimo. Antena de dupla polarização com equipamento Siso não adianta (Usando divisor de RF). 802.11A, B e G são Siso, 802.11N permite Mimo. Começar em 2014 e não usar logo modo N é atraso de vida. O futuro é N, não precisa necessariamente Mimo, é possível vender coisa tipo 20M com Siso, que dirá coisa tipo 1 ou 2M.
2 - "Eficiência" não é um bom termo (Seria a capacidade de transformar onda eletromagnética no condutor em onda eletromagnética no ar), influindo na qualidade da antena também tem fatores como onda estacionaria (VSWR), emissão omnidirecional em menor ganho (E recepção de todos os lados, ou seja, recebe ruído de todo lado), especialmente emissão e recepção lateral e traseira (Refletor com baixo isolamento, não é bom em torre com muitas antenas). Enfim, tem muito tipo de antena no mundo, seja pra radio, pra tv, pra celular, ou wifi. Ganho e angulo de emissão é apenas a ponta do iceberg. É um iceberg grande...
4 - Um bom radio pode ser ajustado pra ter o melhor desempenho possível com uma antena ruim. Dá pra usar tranquilo um omni "25dB" do ML