Tecido conjuntivo (incompleto)
O tecido conjuntivo fornece uma estrutura de suporte e de ligação para todos tecidos do corpo. O tecido conjuntivo é formado por células e pela matriz extracelular (MEC). A MEC representa uma combinação de colágenos, glicoproteínas não colagenosas e proteoglicanos (substância fundamental) envolvendo as células do tecido conjuntivo. As células do tecido conjuntivo desempenham funções importantes no armazenamento de metabolitos, nas respostas imunológicas e inflamatórias e no reparo tecidual após lesão. (KIERSZEMBAUM A. L.,2004)
A diversidade no tecido conjuntivo adulto é considerável, pois a proporção das células em relação às fibras e à substância fundamental varia de um tecido para outro. (KIERSZEMBAUM A. L.,2004)
Tipo especial de tecido conjuntivo: Tecido adiposo
2. SANGUE
O sangue é considerando uma modalidade de tecido conjuntivo, de origem mesenquimal, apresentando–se em forma fluida com presença de células, plaquetas, proteínas, eletrólitos e metabólitos. A homogeneidade do sangue é apenas aparente, pois em um exame mais detalhado identificam-se duas fases: uma sólida caracterizada por células sanguíneas e, por uma parte fluida amarelada, o plasma sanguíneo. Esse se caracteriza por conter, dissolvidos ou suspensos na parte sólida do sangue, as proteínas, eletrólitos e metabólitos. Da parte sólida do sangue podemos destacar dois grandes grupos de células, a série vermelha e a série branca, além das plaquetas (WOEHL V. M., WOEHL O. M., 2008).
Para visualizar o sangue, pode-se colocá-lo em um tubo de ensaio com anticoagulante e centrifugar. Assim, ocorre a precipitação de uma fração fortemente corada de vermelho, que são as células vermelhas ou eritrócitos que ficam ao fundo do frasco, numa proporção em torno de 44%. Sobre esta porção, fica uma fina camada translúcida que corresponde à série branca ou leucócitos, correspondendo a cerca de 1% do volume total, sendo que nesta fração ficam também as plaquetas. O restante do