Tecido linfoide
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Medicina
Disciplina de Histologia
Monitor: Thales Ferreira
TECIDO LINFÓIDE
GENERALIDADES:
São órgãos constituídos por uma variedade muito celular do tecido conjuntivo, o tecido linfático ou linfóide. Este tecido é formado por uma trama tridimensional de células reticulares, fibras reticulares e macrófagos fixos. Nas malhas deste tecido existem células livres, principalmente linfócitos T e B em diversas fases de maturação, macrófagos livres e plasmócitos.
Há 3 tipos de tecido linfóide:
Tecido linfóide Frouxo - predomínio de células fixas.
Tecido linfóide Denso - predomínio de células livres (linfócitos).
Tecido linfóide Denso Nodular - formam estruturas esféricas.
Tecido linfóide Denso Cordonal – formam estruturas em forma de cordões.
O conjunto dos órgãos linfóides, mais os acúmulos de tecido linfóide em outros órgãos, os linfócitos do sangue e linfa, e os linfócitos e plasmócitos do tecido conjuntivo, constituem o sistema imunitário, cuja função é o reconhecimento e defesa contra macromoléculas que penetram no organismo isoladamente ou como parte da estrutura superficial de um vírus ou microorganismos.
A medula óssea e o timo são considerados órgãos linfoides primários ou centrais, sendo sua função marcar os linfócitos. Os demais órgãos (linfonodo, tonsila, baço e os nódulos linfóides espalhados pelo organismo) são denominados de secundários, tendo como função reagir frente a antígenos.
ÓRGÃOS LINFÓIDES
A) NÓDULOS LINFÓIDES OU FOLÍCULOS LINFÓIDES
São encontrados isolados no tecido conjuntivo frouxo de diversos órgãos (principalmente na lâmina própria do tubo digestivo, vias respiratórias e vias urinárias).
Esses nódulos não apresentam cápsula conjuntiva e podem ocorrer em grupos, formando acúmulos, como as placas de Peyer no íleo. Os nódulos são estruturas temporárias, podendo aparecer e desaparecer de um determinado local. Cada nódulo linfático