celulas do sistema imunologico
As células do sistema imunológico incluem os linfócitos , células especializadas que capturam e apresentam antígenos microbianos e células efetoras que eliminam os patógenos.
3.1 Linfócitos
Os linfócitos são as únicas células que possuem receptores específicos para antígenos, sendo, consequentemente, os principais mediadores da imunidade adquirida. Apesar de todos os linfócitos serem morfologicamente semelhantes e terem uma aparência comum, sua linhagem, função e fenótipo são extremamente heterogêneos e eles são capazes de resposta e atividades biológicas complexas. essas células são diferenciadas pelas proteínas de superfície que podem ser identificadas por painéis de anticorpos monoclonais. Os linfócitos B são as únicas células capazes de produzir anticorpos, consequentemente são responsáveis pela unidade humoral. As células B expressam anticorpos nas suas membranas que servem de receptores para reconhecer antígenos e inicia o processo de ativação das células . antígenos solúveis e antígenos na superficie de patógenos e outras celulas se ligam a esses receptores antigênicos dos linfócitos B, desencadeando respostas imunológicas humorais . os linfócitos T são responsáveis pela imunidade celular. Uma terceira classe de linfócitos é conhecida como células natural killer (NK) ; essas células também destroem células infectadas do hospedeiro mas não expressam o tipo de receptores antigênicos distribuídos clonalmente que as células B e T possuem e , são componentes da imunidade inata, capazes de atacar rapidamente as células infectadas.
Todos os linfócitos se originam de células tronco da medula óssea. Os linfócitos B amadurecem na medula óssea, enquanto os linfócitos T amadurecem em um órgão chamado timo os locais onde os linfócitos maduros são produzidos chamam-se órgãos linfoides geradores. Os linfócitos maduros saem dos órgãos linfoides geradores e entram na circulação e nos órgãos linfoides periféricos, onde podem