7Linfat

2336 palavras 10 páginas
Sistema Linfático

1 – FUNÇÕES

Capítulo 7

esféricas de 0,2 a 1mm de diâmetro, os nódulos linfáticos (Figura 7.1).

As células do sistema linfático protegem o organismo contra macromoléculas estranhas, vírus, bactérias e outros micro-organismos. Além disso, eliminam células alteradas e células velhas, especialmente as células sanguíneas.
2 – CONSTITUINTES

2.1 – Tecido linfoide

O tecido linfoide (ou reticular) é um tipo especial de tecido conjuntivo rico em células de defesa, como os macrófagos, as células dendríticas apresentadoras de antígenos, os linfócitos B e T e os plasmócitos.

Figura 7.1 - Nódulos linfáticos. HE. 55x.

Ele contém ainda as células reticulares, que formam um arcabouço de sustentação para as células de defesa, através da união dos seus prolongamentos e da produção das fibras reticulares, a matriz extracelular do tecido.

Como os linfócitos B apresentam pouco citoplasma e núcleo escuro, devido à cromatina condensada, os nódulos coram-se fortemente com a hematoxilina. O seu interior pode ser menos corado por causa dos linfócitos imaturos ou em atividade, com núcleos claros.

2.1.2 – Classificação
Segundo a predominância de determinados componentes, o tecido linfoide pode ser classificado em frouxo, denso ou nodular.
No tecido linfoide frouxo, predominam as células fixas, ou seja, células reticulares e macrófagos fixos, e, no tecido linfoide denso, as células livres, como os linfócitos, plasmócitos e macrófagos livres. O tecido linfoide nodular também tem uma presença maior de células livres, mas estas se reúnem em estruturas

Essa região foi denominada centro germinativo, pois nela ocorre grande proliferação de linfócitos.
Possui ainda macrófagos especializados: as células foliculares dendríticas, que retêm antígenos na superfície, e as células dendríticas apresentadoras de antígenos, que fagocitam os antígenos e expõem os fragmentos na superfície. Isso facilita o encontro dos antígenos com os linfócitos.
As células são designadas dendríticas

Relacionados