Benefícios sociais previdenciários
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
CURITIBA 2011
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO
2. BENEFÍCIOS SOCIAIS
2.1 ABONO SALARIAL
2.2 SALÁRIO FAMÍLIA
2.3 SEGURO DESEMPREGO
2.3.1 VALOR DO BENEFÍCIO
2.3.2 SUSPENÇÃO DO BENEFÍCIO
BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo informar sobre benefícios sociais impostos pela legislação trabalhista e previdenciária concedidos pelo governo federal e pelos estados, ou ainda, em determinadas situações, por convenção coletiva entre sindicatos com o intuito de promover o bem estar social dos segurados. Dentre estes benefícios destacamos o Abono Salarial, o Salário Família e o Seguro desemprego, que são considerados benefícios legais disponibilizados pelo governo para assistência do segurado.
Tais benefícios funcionam como instrumentos de amparo ao trabalhador em caso de desemprego e, também, como complementação de renda anual ou mensal do beneficiário. Os benefícios sociais estão voltados inteiramente para os aspectos sociais e humanos no intuito de reconhecer, atender e assistir os segurados por determinado período de tempo onde o trabalhador brasileiro, que se encaixa nas necessidades previstas pelo seguro social da previdência social, encontra-se desamparado pelas instituições privadas do país.
2. BENEFÍCIOS SOCIAIS Com o desenvolvimento da Humanidade surgiu a preocupação em proteger os indivíduos das incertezas sociais geradoras de necessidades sociais e, por este motivo, foram desenvolvidas alternativas de proteção social, levando em consideração a realidade sócio-econômica do país.
De acordo com a evolução histórica da previdência social, abre-se a possibilidade de se conhecer melhor os institutos vigentes, a partir de elementos históricos e, dessa forma, definir um melhor planejamento para o futuro,