Benchmarking
BENCHMARKING
É um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. (Não é cópia, é comparação para o aperfeiçoamento).
O benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, é muito importante para vencer a concorrência, ser melhor que eles, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado. Ele tem o objetivo de medir, melhorar o desempenho.
“Na cópia não sai o segredo do sucesso” você não pode ir dentro de alguma empresa buscar algo e somente copiar, você tem que inovar essa ideia para melhor.
Fatores do Benchmarking:
Descobrir o que devemos comparar, o que necessitamos;
Descobrir qual é o padrão para atingir a excelência;
Determinar que métodos buscar para produzir esses resultados;
Decidir fazer as mudanças ou melhorias da própria maneira de fazer negócios, a fim de igualar ou suplantar o padrão de referência de mercado criando um novo padrão de excelência.
Temos tipos de Benchmarking o quais são:
Interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores.
Competitivo, está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.
Funcional: Neste tipo, o ponto de referência é o resultado do melhor processo semelhante em relação aos outros dentro de uma mesma ou diferente empresa.
Passo a passo:
Antes de tudo devemos fazer um planejamento, saber o que queremos melhorar, depois buscar uma empresa que se encaixe com a mudança e melhoria desejada. Depois de planejar eu devo efetuar uma pesquisa com questionários, entrevistas e observação. E após uma análise dos dados. Por final colocar em pratica, tudo o que foi buscado, com todas as pessoas de preferência sabendo dos