Barômetro
O tempo meteorológico tem uma influência marcante sobre a Natureza. Também o bem-estar social, mental e físico do corpo humano depende, de maneira acentuada, das variações desse tempo. A nossa saúde e mesmo a nossa vida muitas vezes são ameaçadas pelos maus tempos, temporais, trovoadas, etc. O tempo já decidiu, inúmeras vezes, o destino de povos, a vitória ou a derrota de nações nas batalhas ou mesmo o desenvolvimento de uma dada região. Hora por hora, dia por dia, o tempo tem influenciado as decisões dos homens. É aconselhável penetrar, então, um pouco na ciência da previsão do tempo, que é ameteorologia.
Meteorologia
A meteorologia, hoje em dia, é uma ciência exata, cujos resultados visíveis para o grande público são os boletins diários das estações meteorológicas. As previsões destas estações abrangem, em geral, regiões bastante extensas. Isto tem seu inconveniente pois, infelizmente, só poderá indicar o caráter principal do tempo esperado. Por este motivo, não é de se estranhar o fato corriqueiro de que o tempo real mostre variações locais contrárias às previsões. Como complemento aos boletins meteorológicos tornam-se, pelo que foi dito, também necessárias as observações locais. Para fazer estas observações, é relativamente fácil e satisfatório o uso de um barômetro adequado.
Para evitar erros, é bom aprender o modo de trabalho desse aparelho inteligente. Uma vez compreendidas as reações e correlações dos diversos fatores que determinam o tempo, é de interesse acertar, sempre com maior precisão, as previsões do tempo, com a ajuda de um barômetro.
A pressão do ar e o barômetro
O Globo Terrestre está recoberto por uma camada de ar, chamada de atmosfera ou de mar atmosférico. Como toda massa física (mergulhada num campo de gravidade) o ar também tem peso. O peso do ar varia sempre e em todos os lugares. A temperatura e o conteúdo de água são fatores que afetam o peso do ar. Enquanto o termômetro só indica a temperatura atual, o