normalização
Normalização, ABNT, NBR e Normas
COPANT e ISO
Materiais de Construção
20/9/2014
Normalização
É um composto de normas técnicas, estabelecendo ordem, uma linguagem comum entre empresa, funcionário e cliente, segurança e confiança. A empresa que possui normalização percebe que a qualidade dos produtos/serviços melhora, aumentando também a produtividade. Logo o consumidor confiará na empresa que possuí-la.
As normas técnicas são aplicadas a produtos, serviços, sistema de gestão pessoal, etc. Aplicam requisitos de qualidade, desempenho, segurança. Podem estabelecer dimensões, tipos, padronizar formas, determinar características e até estabelecer a maneira de medir. Então podemos perceber que para tudo há uma norma.
Exemplos de produtos ou serviços prestados com Normalização:
I. Materiais de construção – dimensões, resistência, durabilidade. Tudo padronizado para facilitar o construtor ao selecionar seus materiais.
II. Restaurante FAST FOOD – comida, estilo, equipamentos e procedimentos normalizados buscando maior eficiência.
III. Serviço telefônico (ligação direta de longa distância) – A competição se concentra em preços e serviços, pois as conpanhias telefônicas oferecem serviço básico normalizado.
IV. Gestão de qualidade – As normas da série ISSO 9.000 orientam as pessoas no estabelecimento e na manutenção de sistemas de qualidade.
V. Códigos de segurança – Restaurante cumprem normas sanitárias que são inspecionadas regularmente.
VI. Uso do cinto segurança – Vimos que a normalização ´´ajuda`` na competitividade na comunicação comercial, eficiência de produção, gestão de processos e no bem estar social.
Um dos maiores objetivos da normalização é assegurar a qualidade dos produtos e serviços disponíveis no mercado. O código de defesa do consumidor possui um texto que faz referencia direta à normalização.
Seção IV – Das práticas abrasivas.
Artigo 39 – É vedado ao fornecedor