Behaviorismo na educação
Entrevista feita com professor de ensino médio, das matérias de Matemática e Física. O objetivo desta atividade de prática foi explorar o desempenho do professor dentro de um ambiente de aprendizagem onde seja indispensável o clima de confiança, além da observação do emprego da técnica do Behaviorismo.
Para realização desta atividade, pedimos autorização na escola para podermos assistir uma aula e na seqüência entrevistar o professor que lecionou a mesma.
Primeiro assistimos a aula observando a maneira como o professor tratava os alunos e como conduzia de maneira calma e inteligente a mesma.
Por diversas vezes os jovens dispersavam a atenção, mas o professor mencionava exemplos do cotidiano associando a matéria abordada, muitas vezes com alguma pergunta ao aluno, referente ao que estava apresentando na aula, prendendo novamente a atenção deste, sempre tentando manter o foco do que estava ensinando.
Durante o andamento da aula percebemos que o professor em nenhum momento chamou a atenção de algum estudante.
Notamos ainda que o professor tinha pleno domínio da turma e da matéria apresentada.
Na seqüência, iniciamos a entrevista com o professor, fazendo as perguntas sugeridas no caderno de prática desta matéria.
Na entrevista o professor nos fala que trabalha de forma diferente com cada turma e procura se identificar com os alunos, principalmente no inicio das aulas. Lembra que já passou por isso e tenta transpor para os seus, sua história de vida com relação à época em que estudava, mostrando as dificuldades que passou e apesar de tudo, hoje é muito dedicado no que faz. Diz ainda que o professor têm que mostrar domínio da matéria e não superioridade e autoritarismo.
O que vê no comportamento de algumas turmas, é que demora um certo tempo para que possam focar a atenção na aula. _São mais “avoados” e pensam em tudo, menos na aula, diz ele. Vê que os alunos vêm para a escola obrigados, então acha que o professor tem que despertar