O Behaviorismo e o processo de educação.
Pardal, Eldon Rivelino Gomes. Junior – Graduando em Geografia e Cartografia licenciatura e bacharelado em Universidade Federal do Pará (UFPA).
O Behaviorismo e o processo de educação
Os pressupostos básicos de Behaviorismo:
O Behaviorismo é uma filosofia que estuda cientificamente o comportamento através de análises e experimentos suas principais teorias foram formuladas por e tem como uma de suas principais implicações é o determinismo. O Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento. Este ramo de estudos da Psicologia tem duas vertentes fundamentais o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.
1- A distinção entre operante e respondente:
O comportamento operante ocorre sem qualquer estímulo antecedente externo observável. A resposta do organismo parace ser espontânea, ou seja, não realcionada com qualquer estímulo observável conhecido. Isso não significa que não haja um estímulo que elicite a resposta, mas que não é detectado quando ocorre a resposta. No entanto, na visão do observador, não existe estímulo porque ele não aplicou e não consegue vê-lo. O comportamento operante opera no organismo. Já o respondente ou Pavloviano também chamado de clássico é ligado às respostas automáticas, de herança genética, involuntária à vontade consciente do sujeito. Ivan Petrovich Pavlov, fisiologista russo, é o responsável pelas descobertas desse condicionamento. Estudando o comportamento de cães, ele descobriu a relação entre a presença da pessoa que alimentava e a salivação produzida. Para minimizar fatores irrelevantes, que poderiam tirar a objetividade dos experimentos, Pavlov criou um laboratório experimental adequado, além de ficar conhecido pelas incisões que fazia nos animais para melhorar os resultados obtidos.
2- O que é reforço e reforçamento:
É a consequência de um comportamento que mostra-se capaz de alterar a frequência deste comportamento, tornando-o mais