vazão
Lúcio Victor Omena Monteiro
Rafael Araújo Gonçalves
VAZÃO
Uberaba / MG
Outubro / 2013
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Lúcio Victor Omena Monteiro
Rafael Gonçalves
Uberaba / MG
Outubro / 2013
Determinação da vazão através de 2 métodos(Vazão direta, Hidrômetro)
Introdução
Quando medido a vazão inclue-se no sentido mais amplo, a determinação de quantidades de líquidos, gases e sólidos que passa por um determinado local na unidade de tempo, podem também ser incluídos os instrumentos que indicam a quantidade total movimentada, num intervalo de tempo.
Em quantidades de volume (litros, m³, cm³, mm³, galões, pés cúbicos) ou em unidades de massa (g, kg, toneladas, libras) pode ser movimentadas as quantidades totais.A vazão instantânea é dada por uma das unidades acima, dividida por uma unidade de tempo (litros/min, m³/hora, galões/min). No caso de gases e vapores, a vazão instantânea pode ser expressa, em kg/h ou em m³/h. Quando se mede a vazão em unidades de volume, devem ser especificadas as “condições base” consideradas. Assim no caso de líquidos é importante indicar que a vazão se considera “nas condições de operação”, ou a 0 °C, 20 °C, ou a outra temperatura qualquer. Na medição de gases, é comum indicar a vazão em Nm³/h ( metros cúbicos normais por hora, ou seja, a temperatura de 0 °C e a pressão atmosférica) ou em SCFM (pés cúbicos standard por minuto, a temperatura de 60 ° F e 14,696 PSI de pressão atmosférica). Podemos dizer que:
1 m³ = 1000 litros 1 galão (americano) = 3,785 litros
1 pé cúbico = 0,0283168 m³ 1 libra = 0,4536 kg
Iremos mostrar dois métodos (vazão direta e hidrômetro)
●Hidrômetro: É utilizado em larga escala pelas empresas de saneamento básico para medir o consumo dos seus clientes, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água. Cálculo: