vazão
Introdução A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores. Dentre estes, pode-se destacar:
Exatidão desejada para a medição.
Tipo de fluido: líquido ou gás, limpo ou sujo, número de fases e etc.
Condutividade elétrica, transparência, etc.
Condições termodinâmicas: por exemplo, níveis de pressão e temperatura nos quais o medidor deve atuar. Espaço físico disponível
Custo, etc.
A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente em nosso dia-a-dia. Por exemplo, o hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos, sendo que a definição de vazão é quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo. A importância da vazão cresce porque ela está associada ao balanço de materiais na entrada e na saída do processo e principalmente, está associada à quantidade de materiais para compra e venda (transferência de custódia). Nessas aplicações, o que importa é a totalização da vazão, em volume ou em massa.
Há ainda a aplicação do controle de relação ou proporção entre duas ou mais vazões de fluido diferentes, para a obtenção de misturas com proporções controláveis. É o controle de relação ou de proporção de vazões, caso particular desse controle é a mistura digital (blending), que utiliza equipamentos eletrônicos a microprocessadores para a obtenção de misturas em quantidades e proporções de mistura controláveis e preestabelecidas.
Por causa de todos esses aspectos tão abrangentes, a vazão é certamente a