Behaviorismo & Psicanálise: contribuições para educação
Behaviorismo - também conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo. Surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise). E há também o behaviorismo radical, que segundo Skinner é a filosofia da ciência do comportamento humano, onde o meio ambiente era o responsável por este comportamento.
Psicanálise - é uma teoria que pretende explicar o funcionamento da mente humana. Além disso, a partir dessa explicação, ela se transforma num método de tratamento de diversos transtornos mentais. E dois são os fundamentos da teoria psicanalítica: os processos psíquicos são em sua imensa maioria inconscientes, a consciência não é mais do que uma fração de nossa vida psíquica total; os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendências sexuais.
Educação Formal: aquela que acontece na escola mediante a participação do professor e que tem os objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, regimentados por leis.
Educação Informal: ocorre na família, na igreja, com amigos, no bairro, ou seja, através da interação com grupos sociais, os quais são carregados de valores e culturas herdadas historicamente e que através dessas interações são repassados de um para outro. Tem o objetivo se socializar, desenvolvendo neles, hábito, desenvolver modos de pensar e agir frente aos obstáculos enfrentados na vida.
Todos esses conceitos têm uma relação entre si quanto à parte da educação. Sendo que o behaviorismo teve sua origem em 1913 através de um artigo onde Watson criticava, dentre outras coisas, o uso da introspecção como método investigativo da Psicologia. De acordo com Watson, este método não era confiável porque estava muito sujeito aos caprichos do