gghghghg

2972 palavras 12 páginas
John Watson (1878-1958) foi o fundador da escola behaviorista. Essa escola defendeu a ideia que a cultura regula o homem e faz dele, produto do seu meio. O homem absorve o conhecimento no mundo externo, de onde existe a ciência.
Um dos grandes nomes da teoria behaviorista, Skinner (1904-1990), lançou o método de análise experimental. Esse método surgiu para analisar o comportamento do homem e as manifestações que existiam em cada sujeito e condição. A teoria passou a ser reconhecida como teoria do comportamento. Toda a sua experimentação e estudo circundou a ótica comportamentalista.
O objeto de estudo da teoria behaviorista é a relação entre as características do comportamento e do meio em que o homem vive. Estudiosos reconhecefdfdfdffffffffffffffffffffffffffffffffm que, somente após essa análise, é possível constituir um conhecimento psicológico científico. Assim, toma rumo o estudo sobre o ser humano, que é entendido como o resultado de um processo iniciado desde o nascimento, chamado de aprendizagem. cognitivos não são considerados, porque o ser humano é visto como um ser homogêneo, e não como um ser que é composto pelo corpo e mente.
O behaviorismo radical contempla os estímulos dados aos indiví-duos pelo meio ambientes. De acordo com Skinner, esses meios eram conhecidos como punição, reforço positivo e reforço negati-vo.

Behaviorismo na educação
No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma altera-ção do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.
Além disso, Watson acreditava que com os estímulos específicos, era possível "transformar" e "moldar" o comportamento de uma criança, para que ela pudesse exercer qualquer profissão por ele escolhida. cognitivos não são considerados, porque o ser humano é visto como um ser homogêneo, e não como um ser

Relacionados