AVALIAÇÃO GERMINATIVA E POTENCIAL DE FITORREMEDIAÇÃO DE LACTUCA SATIVA L.

1541 palavras 7 páginas
Avaliação germinativa e potencial fitorremediador de Lactuca sativa L. em água contaminada com amônia.
Tainã Schorr Lescura Santos 1,3 & Karla M. Ferreira Oliva 2,3
1- Aluna do 2º ano do Ensino Médio 2- Professora de Biologia 3- Colégio Ápice

Introdução
A poluição química abrange uma grande variedade de alterações ecológicas. É a poluição mais comum, incluindo tanto efeitos químicos causados por esgotos domésticos até os resíduos industriais. O efeito químico causado pelos esgotos vem da própria decomposição biológica. A elevação do teor de amônia, por exemplo, é causa de perturbações ecológico-sanitárias.
O acúmulo dessas substâncias na natureza deriva principalmente do uso indiscriminado de fertilizantes sintéticos, além das emissões causadas pelo transporte e indústria.
Em alta concentração, esses poluentes podem levar à perda da biodiversidade, reduzir o crescimento das plantas, poluir o lençol freático e acidificar o solo (Barbosa, 2013).
Os elementos que as plantas necessitam para seu crescimento e proliferação são o nitrogênio, o fósforo e o potássio, assimilados em forma de sais. Por conseguinte, a elevação intencional ou acidental da concentração destes elementos, produz aumento da concentração de algas (Muller, 2011). A quantidade excessiva de minerais (fosfato e nitrato) induz a multiplicação de micro-organismos (as algas) que habitam a superfície da água, formando uma camada densa, impedindo a penetração da luminosidade. Esse fato implica na redução da taxa fotossintética nas camadas inferiores, ocasionando o déficit de oxigênio suficiente para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios (os peixes e mamíferos aquáticos), que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica no meio. (Fonseca, 2013).
Em consequência, o número de agentes decompositores também se eleva (bactérias anaeróbias facultativas), atuando na degradação da matéria morta, liberando

Relacionados