Barril de carvalho - cuidados no uso
Phil on 14 de dezembro de 2011
Esse post não discursará sobre as tecnicalidades de um barril de carvalho, os aromas e sabores provenientes de seu uso, ou de quantidades de carvalho que combinam com a cerveja. Isso eu farei num futuro próximo...
O que eu gostaria de falar aqui, é sobre o meu primeiro uso de um barril de carvalho, e como proceder quando você também adquirir um. O artigo foi traduzido de um documento que o site Morewine disponibiliza. Muitos dos termos são para produtores de vinhos, mas podem ser traduzidos e adaptados facilmente para cervejeiros.
BARRIL NOVO:
Quando você adquiri um barril novo, deve verificar que o trabalho foi bem feito e que não existe falhas óbvias em sua construção. Pegue uma pequena lanterna e inspecione o interior para sujeira ou restos de madeira, e examine a torra (caso haja uma) no interior das ripas. A torra deve ser uniforme na superfície inteira, sem ter muitas bolhas que podem armazenar depósitos mesmo depois de limpar o barril. Mas algumas bolhas é normal. Adicionalmente, um novo barril deve ter cheiro doce (sem cheiro de vinagre ou mofo) e deve apenas precisar de um período de expansão com água antes de ser enchido com vinho (ou cerveja).
PREPARANDO O BARRIL PARA USO:
Um barril que é novo, ou que foi armazenado seco, precisa de um período de "inchaço" com água para vedar as frestas. Existem duas abordagens possíveis: a frio ou a quente - este último conhecido também por "Método Francês".
O método a frio envolve encher o barril até 1/3 do volume com água fria e deixar em repouso por 3-4 horas. Então você sobe o nível para 2/3 e deixa outras 3-4 horas em repouso. Finalmente , você enche até a boca e mantém cheio até o que o barril pare de vazar e vede todas as frestas. Você então esvazia o barril e enche com a bebida. Esse processo demora geralmente 2 dias, e com barris mais velhos pode demorar até mais (no meu caso, esse processo durou ~4