Bebidas Destiladas
Campus -Barreiras
Bebidas Destiladas Indianara Andrade
Barreiras- Bahia
Novembro, 2013
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como objetivo abordar as diversidades das bebidas destiladas, sua origem, sua composição e algumas curiosidades a respeito.
BEBIDAS DESTILADAS.
Entende-se por bebida destilada as quais são obtidas da destilação do mosto fermentado de frutas e grãos e outras partes vegetais. Estas bebidas deverão possuir teores alcoólicos entre 38 a 54° GL, podendo atingir valores maiores. O processo de destilação permite a separação de uma mistura de substâncias, através do aquecimento, e subseqüente evaporação, em duas ou mais frações de concentrações diferentes. Geralmente contém alto teor alcoólico e precisam ser dosadas com um cuidado redobrado, visto que são bem mais fortes que as fermentadas.
Frutos de um paciente trabalho quase todo – ou às vezes totalmente – artesanal, as bebidas destiladas têm o requinte das histórias que vão desde as florestas mexicanas até os barris de carvalho escoceses.
Puro e sem gelo para aquecer no frio, gelado e com frutas para refrescar no verão. A versatilidade das bebidas destiladas está presente tanto no seu uso quanto na sua origem, já que podem ser feitas desde um grão de centeio até de um imenso fruto mexicano.
Cada país tem sua destilada nacional e o Brasil não ficou atrás na conquista de paladares ao redor do mundo, com a sofisticação e a arte de produzir a cachaça. O caldo destes vegetais, ricos em açúcar e amido, que são deixados em repouso, fermentando. O açúcar vira álcool sob a ação de microorganismos e a cada bebida toma seu caminho.
A primeira bebida destilada foi produzida na china a partir do arroz, por volta de 800 anos a.C. tendo o nome de saquê. Os árabes desenharam o primeiro destilador (alambique), no século X.
As mais conhecidas são: a cachaça ou