Produção de bebidas alcoólicas destiladas
PRODUÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DESTILADAS
Nomes .: Éder Bassan, Laraine Souza,Mayra Firmino,Thaís Helena
Prof.: Vitório dos Santos
1º Termo – Engenharia de Alimentos
Introdução
A destilação é um método de separação quando se deseja obter dois compostos que, inicialmente era uma mistura homogênea e difícil para ser separada, mas que após esse processo possuímos dois compostos distintos e sem perca de nenhum durante ao longo do processo.
Esse método só é possível se os diferentes componentes da mistura a separar tiverem volatilidades diferentes ou seja, pontos de ebulição diferentes.
Índice
- A história da Destilação
- Fermentação
- Mecanismos
- Destilação Fracionada
- Destilação de Bebidas Alcoólicas
- Tipos de Bebidas
-Fluxograma
A história da Destilação:
Os primeiros relatos sobre a fermentação vem dos egípcios antigos. Curavam várias moléstias, inalando vapor de líquidos aromatizados e fermentados, absorvido diretamente do bico de uma chaleira, num ambiente fechado. Os gregos registram o processo de obtenção da acqua ardens. A água que pega fogo - água ardente (al kuhu). Alquimistas tomam conhecimento da água ardente, atribuindo-lhe propriedades místico-medicinais (receitada como elixir da longevidade). Os aparelhos que utilizavam para destilação foram descritos por Marco Graco no século VIII, podendo considerar – se este como o primeiro documento histórico sobre a destilação de vinhos, em meados do século IX. A aguardente então vai da Europa para o Oriente Médio, pela força da expansão do Império Romano. São os árabes que descobrem os equipamentos para a destilação, semelhantes aos que conhecemos hoje. Eles não usam a palavra al kuhu e sim al raga, originando o nome da mais popular aguardente da península arábica: arak, uma aguardente misturada com licores de anis e degustada com água. A tecnologia de produção espalha-se pelo velho e novo mundo. Na Itália, o destilado de uva fica