Bebida alcoólica
De
Química Tema: Bebida Alcoólica
Índice
Bebidas destiladas
Bebidas não destiladas
Quais são
Teor
Produção
Causas e efeitos do alcoolismo
Doenças, idade e tratamento
Introdução
Bebida alcoólica é toda a bebida que contenha álcool etílico, também chamado de etanol. O álcool é produzido pela fermentação de açúcares contidos em frutas, grãos e em caules (como na cana-de-açúcar). As bebidas alcoólicas são classificadas em: fermentadas, destiladas e compostas. A bebida alcoólica pode ser considerada como a droga mais vendida no planeta, e o alcoolismo, dela decorrente, é um sério problema de saúde pública mundial.
Bebidas Destiladas
As bebidas destiladas são bebidas alcoólicas purificadas através do processo de destilação a partir de uma substância fermentada, como frutas, grãos e outras partes vegetais. Exemplos de bebidas destiladas incluem cachaça (ou aguardente), vodca, tequila, rum, uísque, licor e gim. Bebidas destiladas são em geral fortes, contém um alto teor alcoólico.
Bebidas não destiladas
O vinho é uma bebida não-destilada. O suco de uva sofre fermentação, após o que o líquido (que não possui odor desagradável) é filtrado e colocado em barris e garrafas. Pelo fato de não sofrer destilação, o sabor e o aroma de um vinho dependem muito do tipo de uva utilizada, pois as substâncias responsáveis pelo aroma e sabor da uva estarão presentes também no vinho, uma vez que não são separadas por destilação. Já o sabor da pinga não é tão sensível à variedade de cana usada. Outros exemplos de bebidas fermentadas não-destiladas são:
Cerveja: a partir da cevada; Champanhe: a partir da uva.
Obs.1: As bebidas não-destiladas apresentam teor alcoólica inferior ao das destiladas. Isso ocorre porque, quando o teor alcoólico chega a cerca de 15ºGL, os microorganismos morrem e a fermentação pára. Na destilação, como o álcool é mais volátil que a água, o teor alcoólico aumenta.
Teor
Bebida
Teor