Bebidas Alcoolicas
Faculdade de Formação de Professores
Disciplina: Química
Professora:
Alunos:
A Química Presente nas Bebidas Alcoólicas
INTRODUÇÃO
O processo da atividade microbiana, usualmente anaeróbica, em substratos apropriados e sob condições controladas ou não, resultando na produção de alimentos e bebidas mais estáveis, palatáveis e nutritivas que o substrato bruto é conhecido como fermentação (Francis, 1999). Abaixo alguns exemplos de microrganismos que são utilizados comercialmente de alguma forma:
Bactéria: Acetobacter, Streptococcus, Lactococcus,Leuconostoc, Pediococcus, Lactobacillus, Propionibacterium, Brevibacterium, Bacillus,Micrococcus,
E Staphylococcus.
Levedura: Saccharomyces(S. cerevisiaeand S. carlsbergensis), Candida, Torulopsis, e Hansenula
Fungos: Aspergillus, Penicillium, Rhizopus, Mucor,Monascus, e Actinomucor.
Existem diversas rotas metabólicas que fazem fermentação e geram produtos diversos, abaixo uma figura ilustrando as principais rotas metabólicas fermentativas:
Fermentação
Os processos de fermentação já eram utilizados pelo homem há cerca de dez mil anos. Muitas bebidas eram fabricadas pelos antigos egípcios, germanos e israelitas. Embora as bebidas alcoólicas sejam diferenciadas por suas propriedades, tais como suas matérias primas e diferentes teores alcoólicos, todas elas têm uma origem básica comum, isto é, todas derivam de um processo bioquímico denominado fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica é um tipo de reação química realizada pela ação de microorganismos (leveduras) sobre os açúcares, produzindo etanol e gás carbônico. A fermentação alcoólica pode ser considerada como a oxidação anaeróbica, parcial da glicose, por ação das leveduras, com a produção final de álcool etílico e anidrido carbônico, além de outros produtos secundários.
Abaixo a reação da fermentação alcoólica:
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Bebidas alcoólicas são produzidas a