fermentação
CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
RENAN NAKAMURA
CLAUDERSON AMADO
LEANDRO DE FREITAS
UÍSQUE/WHISKY
TECNOLOGIA DE FERMENTAÇÕES INDUSTRIAIS
APUCARANA
2013
RENAN NAKAMURA
CLAUDERSON AMADO
LEANDRO DE FREITAS
UÍSQUE/WHISKY
APUCARANA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A palavra uísque da língua gaélica uisge beatha que significa água da vida, é uma bebida alcoólica destilada, preparada a partir de cereais fermentados e, normalmente, maturada em barris de carvalho. Existem vários tipos de uísques que podem ser classificados em função do país de origem, da natureza do cereal empregado e da forma na qual o produto é obtido, puro ou cortado ( a partir da mistura de outros uísques). Assim, são várias as maneiras possíveis de se produzir o uísque, as quais variam com o processo utilizado, a legislação aplicada no país produtor e a matéria-prima.
Os principais países produtores de uísque do mundo são: Escócia, Irlanda Canadá, EUA e Japão.
A palavra whisky é utilizada em todo o mundo menos na Irlanda, EUA e alguns produtos canadenses onde é usada a palavra whiskey. No Brasil, a grafia correta é uísque.
O uísque foi descoberto na China por volta do ano 800 a.C., a destilação é um dos exemplos mais antigos de tecnologia química, sendo que a primeira bebida destilada de que se tem conhecimento foi elaborada a partir do vinho de arroz. A arte de destilação permaneceu na China até os primeiros anos do século I, quando o processo começou a ser estudado no Egito. Logo foi aprendida por alquimistas árabes, que levaram a destilação à Europa ocidental através do norte da África. Os alquimistas europeus pensavam que o destilado era um novo elemento e assim, consideravam que as bebidas destiladas possuíam um valor medicinal. Por isso o