sistema nervoso central
Medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central - Antidepressivos e Ansiolíticos
A depressão é normalmente tratada com antidepressivos. Os antidepressivos procuram o equilíbrio das substâncias químicas naturais do cérebro. Estas substâncias químicas são chamadas neurotransmissores, e afetam o nosso humor e as nossas respostas emocionais. Os antidepressivos trabalham os neurotransmissores, entre eles a Serotonina, a Norepinefrina e a Dopamina.
Os antidepressivos mais populares são os chamados inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs). Entre eles:
Fluoxetina (Prozac)
Citalopram (Celexa)
Sertralina (Zoloft)
Paroxetina (Paxil)
Escitalopram (Lexapro)
Outros tipos de antidepressivos disponíveis são conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da Serotonina e da Noradrenalina (ISRSNs). Os ISRSN assemelham-se aos ISRS e incluem a Venlafaxina (Effexor) e a Duloxetina (Cymbalta). Um outro antidepressivo bastante utilizado é o Bupropiom (Wellbutrin). O Bupropiom, que trabalha sobre o neurotransmissor dopamina, é único já que não se enquadra em nenhum tipo de medicamento específico.
Os ISRS e os ISRSN são bastante populares porque não provocam tantos efeitos secundários como outras classes mais antigas de antidepressivos. Os antidepressivos mais antigos incluem os tricíclicos, os tetracíclicos e os inibidores da Monoamina Oxidase (IMAO). Para algumas pessoas os melhores medicamentos podem ser os Tricíclicos, os Tetracíclicos e os IMAO.
Quais são os efeitos secundários?
Os antidepressivos podem provocar efeitos secundários suaves que não duram muito tempo. Todas as reações ou efeitos secundários fora do normal devem ser mencionados de imediato ao médico.
Os efeitos secundários mais associados aos ISRS e aos ISRSN incluem:
Dores de cabeça, que normalmente desaparecem em poucos dias.
Náuseas, que normalmente desaparece em alguns dias.
Insônia ou sonolência, que pode ocorrer durante