sistema nervoso central
Conceito:
O tecido nervoso é originado embriologicamente do folheto ectodérmico. Inicialmente forma-se um tubo neural com uma porção cefálica e uma porção caudal. Numa etapa seguinte, a porção cefálica diferencia-se, formando as vesículas primárias: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Em seguida, surgem as vesículas encefálicas secundárias denominadas telencéfalo, diencéfalo, mesencéfalo, metencéfalo e mielencéfalo. Posteriormente, essas vesículas originam estruturas definitivas, as quais são, seguindo a ordem anterior, hemisférios cerebrais, tálamos, pedúnculos cerebrais, tecto mesencefálico, ponte, bulbo e cerebelo. A parte caudal desse tubo origina a medula espinhal. Dessa forma, é formado o sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinhal é a parte situada dentro da caixa craniana e do canal vertebral. Ele analisa informações, armazena-as sob a forma de memória e elabora padrões de resposta ou gera respostas espontâneas.
Divisão do SNC
O sistema nervoso central divide-se em encéfalo e medula espinal, que se encontram dentro do crânio e do canal vertebral.O encéfalo (veja a Figura ) divide-se em cérebro, tronco encefálico e cerebelo. Por outro lado, o cérebro é formado pelo telencéfalo e o diencéfalo, enquanto o tronco encefálico é constituído por mesencéfalo, ponte e bulbo ou medula oblonga.
Representação esquemática da divisão do SNC
Estrutura e constituição do SNC
Distinguimos macroscopicamente no sistema nervoso central uma área de substância branca e uma outra área de substância cinzenta, a área de substância branca é de tecido nervoso formado de neuroglia (células de sustentação do Sistema Nervoso) e fibras nervosas mielínicas. Encontramos a sustância branca distribuída, principalmente, na região externa da medula espinhal e do tronco encefálico e na região interna do cérebro e do cerebelo. A área de substância cinzenta é, também, de tecido nervoso formado por fibras