Sistema Nervoso Central
O sistema nervoso central é dividido em duas grandes porções: encéfalo e medula espinhal. Temos nesse sistema grandes ramificações que são dividas em: cérebro, cerebelo, tronco encefálico, ponte e bulbo. A medula espinhal parte mais caudal do sistema nervoso central, ocupa a extensão vertebral, que recebe informações da pele, músculos, articulações e vísceras, sendo responsáveis pela condução dos comandos motores.
O cérebro se apresenta com duas divisões sendo hemisfério esquerdo e direito, diante do exposto temos o telencéfalo que é responsável pela maior parte das funções do organismo recebendo informações dos movimentos visuais e corporais. No diencéfalo encontramos a estrutura que tem a maior porção inferior do cérebro que também é dividido em: Tálamo, sendo o responsável pelo processo intermediário das fibras, que classifica, direciona e envia para as áreas especificas e ficam localizadas na parte inferior da medula espinhal e do encéfalo. Hipotalamo, responsável pelas funções vitais tais como regulagem da ingestão de alimentos, frequência cardíaca, temperatura corporal e ingestão de água. Encontra-se abaixo do tálamo. Subtálamo, localizado caudalmente ao tálamo e na lateral ao hipotálamo.Ao ser lesionado o núcleo subtalâmico ocorre a síndrome hemibalismo que é caracterizada por movimentos anormais das extremidades.
Diante do exposto acima temos também o tronco encefálico que antecede a medula espinhal e o diencéfalo encontrado na vertebra ao cerebelo fazendo ligação com a medula espinhal e com estruturas encefálicas superiores. O bulbo tem núcleos sensórias que levam informações para a parte superior do cérebro com núcleos que trazem comandos motores para medula espinhal. A ponte e a parte do tronco encefálico situado na parte ventral ao cerebelo, entre o bulbo e o mesencéfalo, sua função e de ponte entre a medula espinhal e o bulbo até o córtex cerebral. O mesencéfalo é a parte mais craniana do tronco encefálico, área importante