Sistema nervoso central
1. Conceituar sistema nervoso do ponto de vista funcional.
Controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo e ainda, recebendo estímulos aplicados à superfície do corpo, é capaz de interpretá-los e desencadear, eventualmente, respostas adequadas a estes estímulos.
2. Citar os envoltórios do SNC e definir os espaços existentes entre eles.
Meninges: dura-máter, aracnóide e a pia-máter. A dura-máter é a mais espessa delas e a pia-máter a mais fina e a pia-máter está intimamente aplicada ao encéfalo e à medula espinhal. Entre as duas está o aracnóide, da qual partem fibras delicadas que vão ter à pia-máter, constituindo uma rede semelhante a uma teia de aranha. A aracnóide é separada da dura-máter por um espaço capilar denominado espaço subdural e da pia-máter pelo espaço subaracnóide, onde circula o líquido cérebro-espinhal (ou liquor).
3. Citar as partes constituintes do SNC.
Medula espinhal e o encéfalo.
4. Citar os ventrículos encefálicos e suas comunicações.
A luz do telencéfalo corresponde aos ventrículos laterais (direito e esquerdo); A luz do diencéfalo corresponde ao 3º ventrículo. Os ventrículos laterais comunicam-se livremente com o 3º ventrículo através do forame interventricular; A luz do mesencéfalo é um canal estreitado, o aqueduto cerebral, o qual comunica com o 3º ventrículo com o 4º ventrículo; A luz do rombencéfalo corresponde ao 4º ventrículo, este se comunica com o espaço subaracnóide.
5. Definir liquor e citar onde é encontrado e produzido.
Circula um líquido de composição química pobre em proteínas, no espaço subaracnóide e nos seus ventrículos, denominado líquido cérebro-espinhal ou simplesmente liquor, sendo uma de suas mais importantes funções proteger o SNC, agindo como amortecedor de choques. é produzido em formações especiais, estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do 3º