SIstema Nervoso Central
O presente trabalho, apresenta uma explanação geral sobre o sistema nervoso do corpo humano, tratando individualmente cada parte integrante dos sistemas nervosos central e periférico, buscando o seu maior entendimento.
1. DEFINIÇÃO GERAL DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O SNC (Sistema Nervoso Central) tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo.
O SNC divide-se em:
2. ENCÉFALO
Corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico (que se divide em: BULBO, MESENCÉFALO e PONTE,
2.1. Telencéfalo
Compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo e uma pequena parte mediana situada na porção anterior do III ventrículo. Cada hemisfério possui três pólos: frontal, occipital e temporal.
2.1.1. Lobo Frontal
Suas funções incluem o controle do movimento e solução de problemas gerais, a tomada de decisão, o planejamento, a geração de respostas intencionais e regulação de comportamento sociais, emoção, afeto e função autonômica e a regulação da linguagem e dos processos do pensamento.
2.2. O diencéfalo
Juntamente com o telencéfalo formam o cérebro, que corresponde ao prosencéfalo. O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo e ocupa cerca de 80% da cavidade craniana. O diencéfalo é uma estrutura ímpar que só é vista na porção mais inferior de cérebro. Ao diencéfalo compreendem as seguintes partes: tálamo, hipotálamo.
2.2.1. O Tálamo
Compõe cerca de 80% do diencéfalo, serve como uma estação intermediária para a