banana desidratada
Muitos estudos têm sido realizados para melhor compreender a transferência interna de massa na desidratação osmótica de alimentos e para modelar o mecanismo do processo. A desidratação osmótica é um processo em que os alimentos são colocados em contato com soluções concentradas de sólidos solúveis que possuem maior pressão osmótica e menor atividade da água. Assim, ocorrem dois fluxos de transferência de massa em contracorrente: perda de água do alimento para a solução e transferência de soluto da solução para o alimento. A taxa de perda de água e de incorporação de solutos depende de vários fatores: concentração, composição e temperatura da solução osmótica, nível de agitação da solução, geometria e dimensão da amostra e razão mássica entre solução osmótica e produto.
A banana é uma fruta importante para a saúde e de alto valor nutritivo. Rica em vitaminas (A, B1, B2, C) para visão, a ingestão dessa fruta também contribui para o crescimento, mantém pele, cabelos e unhas sadias, auxilia na digestão dos alimentos, previne gripes e resfriados, protege a saúde do sistema nervoso, além de influir no melhor aproveitamento dos hidratos de carbono, os quais constituem principal fonte de energia.
O valor medicinal da banana auxilia no tratamento de certas enfermidades, tais como: tuberculose, paralisia, reumatismo, artrites, prisão-de-ventre, diarréias, desidratação e ainda doenças de estômago, rins, fígado, intestinos e nervos.
Ela dá mingaus, saladas, farofas, sorvetes, vitaminas, banana-passa, farinha, bananada. Mesmo desidratada, ela mantém tais propriedades, ficando desta forma evidenciada a sua importância.
Equipamentos
O equipamento básico para a instalação do empreendimento, é o secador (desidratador), porém, seu uso é variável de acordo com a estrutura produtiva a ser adotada, podendo este, ser substituído por uma estufa.
Desidratação
A desidratação refere-se a um sistema de remoção de água por intermédio de um processo que