Tecnologia de alimentos - maça e banana desidratada
Introdução: A maçã tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é nela que se encontra a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais. É a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, mantendo boa parte de seu valor nutritivo. A maçã pode ser comercializada nas formas in natura e industrializada. A forma in natura entende-se como o fruto recém-colhido, submetido, ou não, a refrigeração. Na forma industrializada pode ser comercializada na forma desidrata, concentrando, assim, os nutrientes no fruto e agregando valor ao produto.
Objetivos: o objetivo da aula foi desidratar a fruta escolhida maçã, aumentando sua vida de prateleira conservando os nutrientes presentes na fruta.
Métodos: Foi utilizada uma mesa de preparo, facas, recipientes para limpeza e pesagem da fruta limpa e descascada e estufa de secagem.
Primeiramente houve uma seleção das frutas feita pelos alunos na hora da compra, logo foi feito a higienização em solução clorada 10 ml/L. Após a limpeza, foi feito corte e retirada do miolo da maçã de modo a evitar o escurecimento enzimático. Para finalizar o processo foi colocado as fatias de maçã em telas para serem levadas até a estufa a uma temperatura em torno de 60 a 65ºC por 5 a 6 horas.
Depois do tempo de 6 horas foi feito a retirada das frutas, que foram embaladas e conservadas sob refrigeração.
Em relação ao processo da banana foi semelhante ao da maçã, porém na banana era retirado a casca e o mesocarpo. Para retirada do mesocarpo foi colocado as bananas, afim de facilitar a retirada, de molho em um recipiente com água a 75ºC e logo resfriada em água em temperatura ambiente. Após isso foi picada em rodelas