Balanced scorecard
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANA CAROLINE DE SOUSA BARROS
ROSANE MORAES DAMASO
BALANCED SCORECARD
Palmas-TO
2011
ANA CAROLINE DE SOUSA BARROS
ROSANE MORAES DAMASO
BALANCED SCORECARD
Trabalho para avaliação parcial da disciplina de Contabilidade Gerencial, elaborado pelas alunas do 6° período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Tocantins, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Cássia Regina de Lima
Palmas-TO
2011
INTRODUÇÃO
O sucesso de um empreendimento está relacionado com a administração da empresa, entender os riscos e saber lidar com a concorrência é fundamental para o administrador. Há a necessidade de definir a missão e a visão da organização na sua definição estratégica, para cercar-se de instrumentos que indiquem a cada momento como está a empresa e dê meios para que cada responsável em cada atividade na empresa possa agir com agilidade e eficácia. Na busca de ferramentas que auxiliem as empresas em suas tomadas de decisão há a necessidade de um sistema dinâmico de informação que atenda às exigências do mercado atual. Nas últimas décadas diversos modelos foram apresentados, dentre estes o Balanced Scorecard.
O Balanced Scorecard oferece os instrumentos que as empresas necessitam para alcançar o sucesso no futuro; traduz a missão e a estratégia num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica; continua buscando os objetivos financeiros e inclui os vetores de desempenho desses objetivos. Mede, pois o desempenho organizacional sobre quatro perspectivas equilibradas: financeira, cliente, processos internos da empresa e, aprendizado e crescimento.
1. DEFINIÇÃO DE BALANCED SCORECARD
Balanced Scorecard pode ser traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho. Também conhecido como BSC, foi