Balanced Scorecard
Ter um bom Sistema da Medição de Desempenho torna-se vital para a estratégia de uma organização, pois é por essas medições que se verifica se a organização está no rumo do futuro desejado. Neste atual contexto da competitividade, alinhar os indicadores estratégicos de área aos indicadores corporativos tem grande importância, visto que uma área poderá afetar o desempenho macro da corporação (Kaplan & Norton, 2001).
Medir esses indicadores não é uma tarefa fácil, haja vista o elevado número de indicadores que as empresas adotam, que são pouco úteis. Outro problema é
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0412264/CA
seu caráter pouco balanceado - mais financeiro que não-financeiro dos indicadores de desempenho. Daí surge o modelo de avaliação de desempenho mais equilibrado proposto por Kaplan e Norton em 1990, o Balanced Scorecard.
Neste Capítulo, será abordada a metodologia proposta por Kaplan e Norton do Balanced Scorecard e o conceito de organizações orientadas para a estratégia, com o intuito de apresentar a evolução da metodologia de sistema de medição de desempenho para um sistema de gerenciamento estratégico.
3.1. Origem e principais conceitos do BSC
Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a
1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade da empresa de consultoria
KPMG, patrocinou um estudo de um ano com diversas empresas, feito por David
Norton, em conjunto com o consultor acadêmico Robert Kaplan. Esse estudo tinha como motivação a idéia de que os métodos de avaliação de desempenho existentes eram apoiados apenas nos indicadores financeiros, o que prejudicava a capacidade da organização de criar valor econômico para o futuro. Em dezembro de 1990, a conclusão do estudo mostrou a viabilidade e os benefícios de um sistema equilibrado de medição estratégica (Kaplan & Norton, 1992; www.bscol.com, 2005).
Segundo Kaplan e Norton (1997; VIII):
56
“as discussões em