religião cristã
a) Apresentação do tema: Este livro de José Rodrigues dos Santos tem como tema principal as fraudes do Antigo e Novo Testamento, da Bíblia, e a verdadeira identidade de Jesus Cristo.
b) Identificar os vários tópicos a desenvolver: Uma sequência de homicídios aterrorizadores em vários pontos do planeta obriga dois investigadores a envolverem-se num encalço de enigmas da bíblia, suspeitarem que as vítimas estariam envolvidas em algo que as excedia e chegar à maior das verdades receada por todos os Cristãos.
2 – Desenvolvimento
a) Apresentação: Patrícia, uma paleógrafa galega, é terrivelmente assassinada, em plena Biblioteca Vaticana, quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o Codex Vaticanus.
No local do homicídio a polícia italiana depara-se com um estranho rabisco deixado ao lado do cadáver. O afamado historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, é solicitado a cooperar neste caso. Não se encontrando longe, toma conhecimento do sucedido e movido pela proximidade com a vítima, rapidamente, decide colocar ao serviço o seu trabalho para desvendar este caso.
De forma bastante surpreendente para Tomás Noronha, ainda em luto pela colega e amiga, este não foi um assassinato isolado. Pois, Valentina Ferro, inspetora chefe deste homicídio, encarando tudo sempre com muita frieza, recebe a informação de mais dois homicídios…
Em Dublin, um historiador irlandês, Alexander Schwarz, foi degolado à saída da célebre Chester Beatly Library, quando terminava o seu penúltimo dia a analisar, também, um excerto do Antigo Testamento. Acontecimento inevitável! Tendo sido ineficaz a assistência do segurança da majestosa Chester Beatly Library.
Na Bulgária, a terceira vítima, encontrada, diferenciava-se, apesar de tudo, numa particularidade em comparação com as restantes. O professor Vartlomeev não era um estudioso do Antigo Testamento, nem sequer era historiador ou algo que se assemelhe. Vartlomeev era um reconhecido cientista