Cultura, Religião E Mudança Social - CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
CULTURA, RELIGIÃO E MUDANÇA SOCIAL
CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL
Amanda Hellen Gonçalves, RA: 71290
Profa. Rosangela Gonçalves de Araujo
Sorocaba, 25 de Novembro de 2013
Religião (crenças, costumes, curiosidades ...etc.)
A Congregação Cristã no Brasil (ou do Brasil)
Estrutura
Uma religião “tipicamente Brasileira”, pois foi aqui que tudo começou, a Congregação Cristã do Brasil está hoje entre as religiões com maior número de fiéis no mundo. Em 1910 Luigi Francescon que não era missionário e nem era sustentado por uma instituição do exterior veio para o Brasil criando assim a primeira Igreja Pentecostal do Brasil, desde então a religião veio crescendo até atingir outros países e hoje a religião já soma em média 2,5 milhões de seguidores.
A Congregação é uma Igreja mais tradicional e fechada que as neopentecostais, não usa a mídia, e não faz campanhas de evangelização de massa, pois crê que a conversão é para os que foram realmente chamados, e os que tiverem um apelo verdadeiro permanecerão. Existe uma uniformidade doutrinária que é mantida através de assembleias anuais.
No ano de 1927, na cidade de Niagara Falls - NY, houve uma convenção da Igreja Cristã da América do Norte, quando foram definidos 12 artigos de Fé e doutrina seguidos pela Congregação, são elas:
1. Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.
2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
3. Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza