Religião cristã
João Coelho (nº16) José Fernandes (nº17) Wilma Ferreira(nº27)
Introdução ……………………………………………………………………….. 3
O que é a religião ………………………………………………………………. 4
Tipos de religiões ……………………………………………………………….. 5
Cristianismo ……………………………………………………………………… 7
Religião Católica ………………………………………………………………… 9
Afinal, Deus existe ? ………………………………………………………….... 11
Conclusão ……………………………………………………………………..... 13
Bibiliografia …………………………………………………………………….…14
Webgrafia ……………………………………………………………………..… 14
O tema escolhido para este trabalho é a religião cristã. Nós escolhemos este tema porque temos opiniões diferentes em relação a isto e seria bom discuti-las em grupo.
Nós iremos definir o termo “religião”, falar sobre algumas religiões que existem no mundo e de seguida aprofundar um pouco mais na religião cristã.
Também vamos expor definições e argumentos de filósofos e personagens históricas que sustentam críticas sobre a divindade de Jesus de Nazaré e a existência de Deus.
Cícero, um político, orador e filósofo romano do século I a.C., diz que “A religião é o respeito que o indivíduo sente, no mais profundo de si, perante qualquer ser que disso seja digno, em particular o divino, ou sagrado. Este respeito manifesta-se no cuidado que se coloca aquando da participação nos ritos e outros gestos tradicionais da sociedade”, e Michael Petterson, um professor contemporâneo de filosofia, diz que “ A religião é constituída por um conjunto de crenças, acções e experiências, tanto individuais como colectivas, organizadas em torno de um conceito de Realidade ultima”.
A palavra religião vem da palavra latina “Religare” que significa voltar a ligar, religar, ou seja, religar entidades que se encontram afastadas, nomeadamente o Homem e a divindade, e da palavra “Relegere” que significa respeitar, prestar culto.
A religião é uma forma de dar resposta ás perguntas que fazemos a nós próprios