Português
01. O estado natural de Locke era um estado de relativa paz, concórdia e harmonia, os homens já eram dotados de razão e desfrutavam da propriedade, designavam simultaneamente a vida, a liberdade e os direitos naturais do ser humano. O estado natural de Hobbes, por outro lado, era baseada na insegurança e na violência, guerra generalizada, todos contra todos, porque todo mundo é livre e pode se defender.
02. Direito natural de Hobbes, seria o direito que todos os homens tinham a vida e proteção da vida, todo homem pode utilizar da liberdade que possui para manter-se vivo. Para Locke o homem deve dotar da vida das propriedades e dos bens.
03. Hobbes em estado de Igualdade: todos são iguais em força e desejo. Em estado de Liberdade: a opacidade em tutela e desconfiança mútua, suposição e ataque. Para Locke sendo um estado caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade não está isento de inconvenientes, como a violação da propriedade (vida, liberdade e bens) que, na falta de lei estabelecida de uma força coercitiva, coloca os indivíduos singulares em estado de guerra uns contra os outros.
04. Para Hobbes, dando poderes a um soberano, a fim de instaurar a paz o homem abriu mão de seu direito de liberdade para proteger a sua vida. E Locke seu objetivo é a preservação da propriedade e a proteção da comunidade.
05. Em Hobbes, os homens firmam entre si um pacto de submissão pelo qual, visando à preservação de suas vidas, transferem a um soberano a força coercitiva da comunidade, aonde trocam sua liberdade pela segurança do Estado. Em Locke o contrato social é um pacto de consentimento em que os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar seus direitos que possuíam no estado de natureza.
06. Ambos pretendem com o contrato social, instituir um poder central e absoluto capaz de assegurar a paz e a defesa comum, através de leis positivas.
07. Cada indivíduo cede e transfere totalmente o direito de autogoverno ou