123456789
A China ocupa a posição de maior parceiro do Brasil desde 2009, tanto no que se diz respeito a importação e exportação de produtos , que vão desde eletrônicos a equipamentos e maquinário industrial. Tendo um papel de liderança como uma potência econômica.
Os principais produtos exportados do Brasil para a China foram minério de ferro , soja em grãos e petróleo bruto em contrapartida importa produtos variados como:
-plásticos;
-têxteis;
-commodities agrícolas;
-os ingredientes (especiarias);
-aparelhos eletrônicos e componentes;
-produtos da cozinha;
-matérias primas para construção.
-químicos;
-veículos.
Importar da China é vantajoso, pois existe muita qualidade nos produtos, que em alguns casos não existe fabricação nacional, e um preço mais competitivo do que adquirir no mercado nacional. No entanto Produtos chineses competem com os locais, tirando mercado dos nossos fabricantes, pois não incluem o custo Brasil nem a alta carga tributária praticada no país.
A China fabrica mercadorias boas e ruins. Na maioria das vezes produtos produzidos na China chegam ao mercado brasileiro com um preço imbatível, sendo que em muitos casos estes produtos podem estar subfaturados e algumas vezes quem compra corre o risco ainda da mercadoria não cumpre critérios estabelecidos pela vigilância sanitária brasileira. Ainda as dificuldades referentes a garantias, serviços de instalação e reposição de peças que são acessíveis aos produtos de fabricação nacional.
Com a invasão de produtos importados as empresas nacionais se tornaram menos competitivas perante os produtos importados da China no mercado externo e interno. Porem a escolha de um produto chinês é incentivada pelo preço final do produto importado.
. Produtores nacionais estão com a desindustrialização provocada pela invasão dos produtos chineses nos últimos anos. Várias