Nutrição
Prof: Juliana
INTRODUÇÃO
Toda mulher que deseja engravidar deveria planejar a gravidez, por exemplo, se está com excesso de gordura corporal deve ser encorajada a emagrecer segundo uma dieta saudável e consciente. As mulheres que fumam, ingerem bebidas alcoólicas em excesso ou usam qualquer outro tipo de droga devem parar
. Na verdade, o ideal seria que os pais (mãe e pai) decidissem interromper tais hábitos nocivos no momento de planejar a concepção da criança, pois seus efeitos maléficos podem afetar a qualidade genética de óvulos e espermatozóides.
Grande parte das mulheres ou não planejam ou não aproveita o planejamento da maneira correta, deixando uma base saudável para o desejável bebê.
Por isso deve ser realizado uma reeducação alimentar imediatamente.
Período gestacional
Avaliação médica é uma das primeiras atitudes a ser tomada após a descoberta da gravidez.
É fundamental frisar a importância do pré-natal para o bom andamento da gravidez. Através dele, o obstetra poderá acompanhar o crescimento do bebê e também checar se a gestante está ganhando o peso necessário.
Na primeira consulta, o médico irá pesar e medir a paciente, o que lhe permitirá calcular o índice de massa corporal (IMC), que é importantíssimo para definir quanto quilos a mulher deve ganhar.
O pré-natal é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. Durante toda a gravidez são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança.
É importante que as futuras mamães comecem a fazer seu pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada, ou antes, de completarem três meses de gestação. Alguns exames feitos durante o pré-natal são importantes para detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero. Geralmente os médicos pedem