Baixa Mesopotâmia e Egito
I. Referencias bibliograficas:
In:Leveque, Pierre (org). As primeiras civilizações da Idade da Pedra aos povos Semitas. Lisboa, Ed. 70, 2009.
II. Sobre o autor:
Pierre Leveque foi historiador francês nascido em 1921 efalecido em 2004. Especializado no período grego Helenístico e na História da Religiões, fundou o Instituto Francês de Ciências da Antiguidade e escreveu Animais, Deuses e Homens(1985), Clístenes, o Ateniense (1964), Seguindo os passos dos deuses gregos (1994), entre outras obras.
III. Resumo da Obra:
O período da história que os povos que não dominavam aescrita é denominado de Pré-História. Esses povos ocuparam a África, a Ásia e a Europa há mais de 2 milhões de anos, evoluindo gradativamentede sociedades tribais até as grandescivilizações do “Velho Mundo”. Leveque faz uma divisão do período Pré-Histórico demonstrando as características socio-culturais e que marcaram cada período, desde a fabricação de artefatosusando pedras, passando pela descoberta do fogo até ao período em que esses povos passaram a dominar os metais. Ele também nos mostra que a História não está sozinha tentando compreenderesse período, pois ela recebe o auxilio de várias ciências.
IV. Conclusões do Autor:
Pierre Leveque discorda da utilização do termo “Pré-História” para denominar o período em queviveu os povos que não dominavam a escrita. Ele afirma que “os fenomenos, sociais, técnicos ou religiosos só tem sentido nas suas relações de anterioridade ou posterioridade” e, comum consenso entre a maioria dos historiadores, ele conclui que se os fatos estão ligados entre si, eles fazem parte da história e isso evidencia que o termo “Pré-História” é erroneo e