Primeiras civilizações
Primeiros Agricultores:
“Por volta de 10 mil anos a.C., e o surgimento da primeira civilização no Oriente Próximo, ocorriam profundas alterações na vida dos povos. Inicialmente, pequenos grupos de caçadores e coletores, vagueavam em busca de plantas e animais para se alimentar, Com a introdução da agricultura, emergia um mundo muito diferente de aldeias e cidades. A agricultura alterou radicalmente a sociedade, criando não só uma forma de vida sedentária, mas também condições para se desenvolvessem novas tecnologias, como a cerâmica e a metalurgia. Em suma, proporcionou a base econômica para a civilização.”
Entre as várias hipóteses levantadas pelos historiadores e outros estudiosos, em relação às causas do aparecimento das primeiras civilizações, os fatores de ordem geográfica parecem prevalecer sobre os demais.
Importantes civilizações surgiram ao longo de grandes rios: Eufrates e Tigre (Mesopotâmia), Rio Nilo (Egito), Rio Amarelo (China) e Rio Indo (Índia), e outros.
Mesopotâmia
Mesopotâmia, palavra grega que significa “terra entre rios”, corresponde geograficamente ao atual Estado do Iraque.
Foi naquela região que se organizou a primeira das grandes civilizações: a mesopotâmica. Muitos povos se fixaram na região devido à fertilidade do solo: amoritas, assírios, caldeus, sumérios, entre outros. Ao sul, onde viviam os sumérios, a área era mais irrigada e fértil; talvez, em função disso eles tenham sido os primeiros povos a se organizar.
Para fins de estudo, podemos dividi-la em Alta Mesopotâmia, região montanhosa, desértica e, portanto pouco fértil, habitada pelos assírios, e a Média e Baixa Mesopotâmia, regiões muito férteis, entre os rios Tigre e Eufrates, constituídas de planícies irrigadas pelo regime das cheias destes rios habitadas por outros povos, principalmente os sumérios.
Na Baixa Mesopotâmia e Média Mesopotâmia, os sumérios fundaram a mais antiga das civilizações, há pelo menos 5 mil anos a.C.,
A