Administração de medicamentos
ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Administração de medicamentos é um dos deveres de maior responsabilidade da equipe de enfermagem.
Para administrar medicamentos de maneira segura a enfermagem deve ter alguns cuidados: Preparar o medicamento em ambiente com boa iluminação, evitar distração e conversas paralelas durante o preparo das medicações, obter a prescrição médica (PM), realizar sua leitura e compreende-la, caso haja dúvida, esclarecê-la antes de iniciar o preparo da PM e não esquecer os cinco certos, medicamento certo, via certa, dose certa, paciente certo e não menos importante o registro.
A administração de medicamentos deve ser feita com eficiência, segurança e responsabilidade, para que sejam alcançados os objetivos terapêuticos mostrando uma evolução no quadro clínico do cliente. Para isso, deve-se ter conhecimento de dados do processo de administração, elementos farmacológicos do medicamento (farmacocinética, farmacodinâmica, dose máxima e efetiva, além do intervalo entre as doses etc.), assim como métodos, vias e técnicas de administração.
Infelizmente, não raras vezes, a imprensa divulga erros de medicação ocorridos em diversas situações hospitalares, ambulatoriais; etc.
“A equipe de enfermagem constitui o elo final do processo de administração de medicamento e, geralmente, seus atos marcam a transição de um erro previsível para um erro real”.
Ou seja, a enfermagem pode ter a ultima oportunidade de impedir o erro de administração, e o fazendo protege o paciente e evita as diversas consequências que caíram sobre este profissional já que é o responsável final da administração.
As causas desses erros podem ser amenizadas pelo sistema de distribuição de medicamentos, (foco deste estudo) desde o momento da prescrição até a administração de medicamentos, propriamente dita. Sistemas de distribuição de medicamentos,devem facilitar a administração através de uma dispensação ordenada por horários e por pacientes. A OPAS (Organização