Administração de Medicamentos
Administração de Medicamentos
Betim MG
Faculdade Pitágoras
Vias Intradérmica e Subcutânea
Professor: Wesley Vieira Andrade
Disciplina: Fundamentos Técnicos e Semiológicos de Enfermagem I
Curso: Enfermagem 3º período
Componentes do Grupo:
Amanda
Jucélia
Sara
Joice Matos
Joyce Canaan
Debney
Bruna
Leonardo
Stephania
Valéria
Jaqueline.
Administração de Medicamentos.
A Via de administração pode ser definida como o local onde o medicamento entrará em contato com o organismo. Os medicamentos poderão ser administrados por várias vias, sendo necessários cuidados específicos com cada uma delas.
A escolha da via de administração envolve o tipo de medicamento, o tempo de ação esperado, a habilidade do profissional, os efeitos colaterais do medicamento e o estado físico geral do paciente. A administração correta e segura de medicamentos, independentemente da forma, é de responsabilidade da equipe de enfermagem. Para isto é necessário conhecimento e habilidades específicos para que possamos minimizar os riscos aos nossos pacientes.
Sempre destacando a importância que possíveis erros podem ocasionar sérias conseqüências.
Administração via Subcutânea (SC)
É uma medicação injetada no tecido conjuntivo ( subcutânea), ou seja, abaixo da pele.Permite uma administração medicamentosa mais lenta e gradual,através de capilares, ela também provoca um mínimo traumatismo tecidual e um pequeno risco de atingir vasos sanguíneos de grande calibre e nervos.
A via subcutânea é apropriada para a administração de soluções não irritantes e em pequeno volume, sendo no Maximo até 2,0 ml.
Essa via é utilizada para administração de insulinas, anticoagulantes, algumas vacinas ( que necessitam de uma absorção lenta para assegurar uma ação contínua) , adrenalina e hormônios.
Temos como exemplos a aplicação de heparina, insulinas NPH e REGULAR, vacinas ( sarampo).
A injeção é realizada através de uma seringa milimetrada, agulha relativamente curta