As Primeiras Civilizações
Disciplina: História
Professora: Onilse Bastos
Alunos: Luana Bueno, Kamila Bratti, Mª Rafaela e Felipe Leite
Série: 1º E.M. ‘1’
As Primeiras Civilizações
Correia Pinto, 5 de junho de 2013.
O surgimento das cidades
A origem das civilizações se deu com a invenção da agricultura, quando os homens deixaram de ser nômades para se transformarem sedentários, ou seja, para morar num lugar fixo.
Comércio e divisão de trabalho
Com a invenção da agricultura, surgiu o comércio, com o comércio surgiu os vilarejos, com os vilarejos surgiram as colônias, com as colônias surgiu a religião, e com a religião surgiu a escrita. Apropriação coletiva dos bens necessários à sobrevivência divisão do trabalho de forma natural a cooperação era indispensável para a sobrevivência do grupo e, portanto, do indivíduo.
Centralização Política
Com o desenvolvimento da agricultura e o aumento populacional, tornou-se necessário organizar melhor o trabalho na sociedade. Esse trabalho de coordenação era feito pela família mais poderosa, qua assumia o controle da produção de alimentos e da construção de obras públicas, como canais de irrigação e diques. O chefe dessa família passava então a ser um rei.
Escrita
Desses vilarejos, verdadeiros assentamentos urbanos surgiram uma classe social de mercadores, que logo enviaram expedições a terras estranhas e fundaram as colônias para comercializar. Também se desenvolveu templos religiosos; e mais tarde, um poder civil separado da religião. Com a religião, surgiu a escrita.
Povos Mesopotâneos
As civilizações da Mesopotâmia desapareceram há quase 2,5 mil anos. Os responsáveis para o seu desaparecimento foram os seguintes povos: os persas, os macedônicos, os àrabes, os mongósi, e etc. Assim, a região foi perdendo vestígios de sua história, com as suas cidades sendo destruídas e cobertas pelas areias com o passar dos anos. Uma vez destruída, as líguas faladas na Mesopotâmia