Relatorio quimica experimental I
ASPECTOS TOXICOLÓGICOS:
Tanto em solução, quanto no estado sólido, pode apresentar alguns riscos quando não manuseados corretamente.
- Inalação: pode causar queimadura nas vias respiratórias e o contato prolongado pode desencadear uma pneumonia química.
- Contato com os olhos: podem ocorrer graves queimaduras no tecido ocular, sendo possível que haja cegueira.
- Contato com a pele: causa vermelhidão e ardência, além de queimaduras e destruição dos tecidos da pele.
- Ingestão: pode ser muito agressiva, causando queimaduras e perfurações nos tecidos da boca, garganta, esôfago e estômago.
CUIDADOS DE MANUSEIO:
É muito corrosivo, por isso deve ser manipulado com o muito cuidado e proteção. Alguns dos cuidados recomendados são o uso de luvas impermeáveis, óculos de proteção, jaleco ou avental impermeável, uso de sapatos fechados bem resistentes e impermeáveis, além de manusear o hidróxido de sódio em locais com conjunto de chuveiro de emergência.
ÁCIDO CLORÍDRICO
ASPECTO TOXICOLÓGICO:
Uma solução de ácido clorídrico concentrada pode gerar diversos riscos para a saúde, através de várias maneiras de contato:
- Inalação: é corrosiva para o trato respiratório, podendo causar necrose do tecido epitelial dos brônquios.
- Contato com os olhos: irrita muito a região dos olhos e pode causar cegueira.
- Contato com a pele: causa muita irritação com severas queimaduras.
- Ingestão: pode ser fatal, provocando corrosão da boca e trato gastrointestinal, podendo causar vômitos, diarréia, colapso circulatório e morte.
CUIDADOS DE MANUSEIO:
Para evitar o contato, e os riscos por ele oferecidos é importante que os respingos do produto sejam evitados. O uso de avental ou jaleco de mangas longas é de suma importância, além de uma máscara de proteção facial e óculos para evitar contato com os olhos. As luvas impermeáveis e os sapatos resistentes também são muito importantes.